Bônus – Endomarketing: Jornada do Colaborador – Dra. Lívia Lyra

Revelando os Segredos da Gestão de Pessoas na Carreira Médica

No dinamismo da carreira médica, compreender as nuances que envolvem a gestão de pessoas é um desafio fundamental. Infelizmente, este é um conhecimento crucial que não é comumente ensinado na faculdade ou residência, apesar de seu papel significativo no desenvolvimento de uma clínica e de uma carreira bem-sucedidas. Pessoas precisam de pessoas, e a gestão efetiva de pessoas é a força motriz que impulsiona uma alto nível de atendimento ao paciente, crescimento clínico e avanço na carreira.

Os Pilares da Gestão de Pessoas na Área da Saúde

Compreender os elementos da gestão de pessoas na área da saúde é um importante passo para uma carreira de sucesso. No seu núcleo, a gestão de pessoas é sobre criar um ambiente de engajamento e motivação, similar ao ambiente que o marketing cria para tornar o cliente menos sensível ao preço percebido. Essas ações coerentes levam a um ambiente de menor sensibilidade salarial, promovendo uma atmosfera de satisfação e felicidade que, por consequência, gera crescimento.

Investir na jornada do colaborador e na sua experiência é tão importante quanto a experiência do paciente. Esta última é um componente vital no centro do negócio, já que a percepção e a emoção do paciente em relação à sua marca são elementos formadores de sua experiência final. Clientes emocionalmente conectados são três vezes mais propensos a indicá-lo para outros e apresentam menor propensão para buscar alternativas. Portanto, precisamos investir em ambas, a experiência do paciente e a do colaborador, para o crescimento.

Explicado de maneira clara, entendemos que a experiência do paciente, que gera resultados, depende intimamente do seu time. Uma gestão eficaz das tarefas, o engajamento, e a felicidade de seu time se interligam para proporcionar um excelente atendimento ao paciente. Um funcionário engajado e feliz, por sua vez, promove retenção, resultando em menos trocas e, assim, em menos esforço, tempo e dinheiro investidos em treinamento.
Além disso, os funcionários que permanecem e crescem a seu lado tornam sua carreira mais fluida. Estes, ao se sentirem valorizados e conectados, garantem um rendimento mais alto, mantendo os pacientes, o maior ativo da clínica, mais felizes.

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